sexta-feira, janeiro 08, 2010

A HORA DE JOGO PSICOPEDAGÓGICO

O uso do lúdico no diagnóstico psicopedagógico possibilita a compreensão do funcionamento dos processos cognitivos, afetivos, sociais, corporais e sua ligação com o pedagógico.

Objetivos:

• Buscar compreender alguns dos processos que podem ter levado ao não-aprender;
• Observar a possibilidade de a criança criar, refletir, imaginar, fazer notar e produzir um objeto;
• Observar os processos de assimilação e acomodação;
• Observar em que medida a cognição põe-se a serviço de organizar o mundo simbólico;
• Observar a capacidade da criança para argumentar;
• Analisar a modalidade de aprendizagem.

Sara Pain descreve três momentos analogizáveis entre o jogar e o aprender:

1. Inventário: a criança trata de classificar de alguma forma os materiais contidos na caixa, avalia de que maneira esses lhe sugerem possibilidade de ação.

2. Organização: o material começa a formar parte de uma organização simbólica, a criança postula e adequa significantes - significados.

3. Integração: tem a ver com a possibilidade de aprender, possibilidade de chegar a uma conclusão argumental. Relaciona-se com a capacidade de decisão, de domínio, demonstrar e guardar, de lembrar.
Consigna: Apresentamos a caixa fechada com sua tampa.
"Aqui está uma caixa com muitas coisas para você brincar com tudo o que quiser; enquanto isso, eu voou anotando o que está fazendo. Um pouco antes de terminar, eu vou te avisar." E assim acontece a hora do jogo.

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