terça-feira, janeiro 12, 2010

O que é um Diagnóstico Psicopedagogico

Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação - busca obter uma compreensão global da forma do sujeito aprender e dos desvios que estão ocorrendo neste processo.

•O sucesso de um diagnóstico não reside no grande número de instrumentos utilizados, mas na competência e sensibilidade do psicopedagogo em explorar a multiplicidade de aspectos variados em cada situação.
•Permite refletir e levantar hipóteses sobre a causalidade do problema de aprendizagem e/ou do fracasso escolar e traçar as direções do que fazer para mudar a problemática existente.
•A procura do diagnóstico representa um grande movimento para o sujeito e sua família.
•A boa relação estabelecida paciente-^ psicopedagogo possibilitará maior qualidade do diagnóstico.
•No início do diagnóstico realiza-se um contrato com os pais e se constrói um enquadramento. Em instituições o contrato assume características diferentes.

Maria Lucia L. WEIS. PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário