quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Professor psicopedagogo e o seu lugar na educação

O professor com formação psicopedagógica possui um diferencial a mais além da sua especialização, o que o torna amplamente qualificado para exercer sua função. Esse profissional, por conhecer melhor as diversas faces do processo de aprendizagem, consegue oferecer recursos e criar intervenções que realmente atinjam com eficácia o seu objetivo profissional: a aprendizagem do aluno.
Além de ser um especialista em conteúdo e informações, o psicopedagogo também se preocupa com o sujeito do conhecimento, e não apenas com a apropriação e transmissão do ensino. Para isso ele oferece outros recursos, além das didáticas tradicionais, para tornar o aprendizado mais eficaz, como conhecer o aluno e suas características para percebê-lo além da sala de aula, principalmente nos casos de não aprendizagem. Assim o profissional deixa de ser, apenas, um transmissor do saber e passa a conduzir o aluno pela construção do seu próprio conhecimento. Dessa forma, ele promove uma real interação entre escola e aluno, unificando essa relação e procurando adaptá-la a cada realidade, com plena consciência dos limites e das potencialidades individuais.
Sendo assim, ele consegue ter uma visão diferenciada do aluno, um olhar especial para cada um, buscando atingir o aprendiz por completo, com plena consciência dos seus limites e das suas potencialidades. Enfim, o professor com formação em psicopedagogia oferece maiores possibilidades para um bom desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos.




Luciano Martins Dias,
Alaide de Oliveira,
Andreia Batista Fernanda Vilela,
Maria José Bragança,
Márcia Peixoto,
Mirella Brito,
Carolina Staimo,
Karina Oliveira,
Renata Santos,
Míriam Cruz
Edinaley Gonçalves e
Débora Klefenz

Pós-graduados em Psicopedagogia Clínica
(Institucional turma XI da FAE-CBH-UEMG

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