sexta-feira, novembro 04, 2011

Aluno – Caixa de surpresa

Com certeza você já recebeu uma caixa de surpresa e percebeu o quanto é interessante pensar não só no que há dentro da dela, mas também deixá-la a vista e fazer uma descrição detalhada da mesma. Antes de querer saber o que há por dentro da caixa é preciso antes de tudo olhar bem a embalagem como ela é, verificar cada detalhe da embalagem, se ela é de papel de presente, celofane, seda ou mesmo embalagem plástica.
Após verificar o papel, procurar mais detalhe na maneira que a mesma foi embalada. Se há dobras, desenhos ou laços. Não esquecer a cor, o brilho, se é ofuscante ou fosca. Em seguida fazer a descrição da embalagem e se preferir pode até aprofundar em outros detalhes. Imaginar os cuidados que o empacotador utilizou ao fazer o embrulho. Houve medidas, dobraduras verticais e horizontais? Enfim, qualquer outro detalhe que se possa encontrar no externo da embalagem.
No externo da embalagem pode-se encontrar todo este mistério escondido. Imagina então o que pode ser encontrado no lado interno. Deste lado é preciso ter a coragem de desvelar o mistério, a curiosidade. É só ter coragem de arriscar.
Quando não se arrisca pode ter a certeza que perderá a chance de conhecer a chave do mistério. Assim, dessa forma o que era mistério passa a ser desvelado a cada momento, a cada dia e a cada convivência.
Mas atenção!
É preciso da chave para abrir a caixa. Só pode abri-la quem tem coragem de arriscar e pretender entrar neste mistério. A caixa está ali, bem próxima, basta ter coragem de aceitar o grande desafio. Como pode ver a caixa não apresenta nenhuma ameaça. Ela quer ser aberta. Porém é preciso estar pronto para fazer a descoberta, estar pronto para esta surpresa. É preciso surpreender-se.
Não abra a caixa de uma vez, comece primeiro pela embalagem e sem rasgá-la. Observe bem a embalagem e depois de retirá-la preste bem atenção nos lados externos da caixa e fazer o mesmo processo que fora utilizado com a embalagem. Não vá com muita sede ao pote. Você ainda precisa ter expectativas do que será encontrado do lado interno da dela, mesmo sabendo que a essência está lá dentro, deve ter a paciência de desvelá-la com os cuidados de um ourives que está preparando uma jóia de grande valor, muito especial.
Deve se lembrar que a surpresa está no receber a caixa. E ter a certeza do que do que acaba receber é simplesmente por a generosidade, que está sendo colocada nas suas mãos. É o seu premio! O presente não é escolhido é escolhido é nos dados como dádiva. Arrisque-se, não há nada há nada a perder. Encare, coloque o amor em primeiro lugar, pois a grande arma do educador é educar (palavra de origem do latim educare = conduzir, guiar), é interagir junto com o aluno promovendo o ensino-aprendizagem. Cuidar dos seus, como se estivesse lapidando um diamante. Confie na capacidade daquele que muitos não acreditam e que já está desacreditado por todos. Ajude-o a compreender e buscar seu potencial. Mostre sua capacidade de educar e com certeza, por maior que seja a dificuldade existe um sol depois de uma noite, mesmo que esta seja enluarada.
Por fim, a arte de educar consiste em viver, amar para juntos transformar a si e o próximo.

Luciano Martins Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário